sexta-feira, 15 de abril de 2016

Campeonato Brasileiro 1970

Por FLUnômeno —

  • 13:07


    O Campeonato Brasileiro 1970 foi o primeiro título nacional do Fluminense.

    Nesta época, o campeonato ainda não tinha esse nome: era chamado de Torneio Roberto Gomes Pedrosa, ou também carinhosamente conhecido como "Robertão".

    Este foi o último "Robertão" realizado, porque no ano seguinte o campeonato nacional iria realmente se tornar o Campeonato Brasileiro, com formato adotado como nos jogos atuais.

    Na primeira fase do campeonato, o Fluminense jogou contra 8 equipes: Atlético Pr, Cruzeiro, Corinthians, Flamengo, Internacional, Ponte Preta, Santa Cruz e Vasco. Os dois primeiros se classificavam para a segunda fase, e o Fluminense alcançou a classificação em segundo lugar, acumulando 20 pontos, numa campanha de: 16 jogos, 8 vitórias, 4 empates e 4 derrotas.

    Se classificaram para o Quadrangular final Fluminense, Cruzeiro, Atlético Mineiro e Palmeiras. Todos novamente jogaram contra todos, e o Fluminense acabou campeão, com 3 vitórias e 1 empate no Quadrangular.

    O primeiro jogo foi contra o Palmeiras, no dia 13 de Dezembro de 1970, onde o Fluminense venceu por 1 x 0, gol de Mickey. O jogo seguinte aconteceu no dia 16, contra o Cruzeiro, e o Tricolor das Laranjeiras também venceu por 1 x 0, com também gol de Mickey. O terceiro foi contra o Atlético Mineiro, onde terminou empatado em 1 x 1, garantindo o primeiro título nacional do Fluminense.