sexta-feira, 15 de março de 2019

Por quê o Fluminense ainda não conquistou a Libertadores?!

Por FLUnômeno —

  • 12:36

    Por estas coisas que o torneio não atrai olhares do mundo inteiro. Foto: Divulgação.
    A Taça Libertadores da América é, no atual momento, a principal competição das Américas e sonho de consumo de todas as equipes sul americanas. O Fluminense teve perto de realizar esse sonho em 2008, quando foi derrotado pela maldita Altitude e com juiz argentino que impediu o sonho tricolor de conquistar a América.

    Mas como um clube histórico como o Fluminense não conseguiu ser campeão da América em mais de 100 anos de História?! Tal razão disso é que muitos torcedores de clubes que já conquistaram este caneco usam como argumento para diminuir a história do Fluminense. Só vale lembrar uma coisa: a Libertadores não tem a mesma força da Liga dos Campeões da Europa, conforme já postamos aqui. O mundo não vê com bons olhos a competição nas Américas. Vendo a final de 2008 com um árbitro argentino prejudicando o Fluminense como foi, a gente entende o que é...

    Não ganhamos, sabemos! Vamos tentar explicar como um clube gigante como o Fluminense ainda não conseguiu, em mais de 100 anos de histórias, este feito. Será que conseguirá?!

    Estaduais valiam mais que Libertadores

    A Libertadores da América foi criada em 1960, tendo modificações até o formato que tem hoje. Naquela época, os torneios mais importantes para os clubes brasileiros eram os ESTADUAIS! Nenhum clube brasileiro (poucos ligavam de fato) estava interessado na Libertadores. O Fluminense só tinha disputado o torneio em duas ocasiões no século passado, sendo eliminado na primeira fase.

    Ninguém poderia esperar que a Libertadores hoje seria uma obsessão para os times brasileiros! E tudo isso começou com Telê Santana e os títulos com o São Paulo, na metade da década de 90. A partir daquela época que as equipes brasileiras começaram a ver a Libertadores com outros olhos! Até então as mesmas estavam preocupadas a ganhar o Estadual que, digamos, era de nível europeu! Havia até uma certa "comemoração" com a eliminação na Libertadores entre os times brasileiros no Século XX: "Agora que vem o campeonato de verdade (estadual)".

    Lembrando que a partir desta época os times brasileiros faziam turnês pela Europa com diversos torneios internacionais realizados por lá, onde o Fluminense ganhou alguns.

    Mas quando o Fluminense ganhará uma Libertadores?!

    Em 2008 o Fluminense retornou ao torneio, com a obsessão de vencê-lo. Chegou na final após campanha inesquecível e foi batido na disputa de pênaltis no Maracanã. Depois, retornou outras vezes a disputar o mesmo torneio entre 2011 à 2013, não passando das Quartas de final.

    Então resumimos a história do Fluminense na Libertadores em 3 tempos distintos:

    1) Época que ela não valia nada para times brasileiros (1960-1995), onde o Fluminense disputou apenas duas vezes. 

    2) Época da obsessão (2008-2013): chegou uma vez na final e depois não passou das Quartas. Foi assaltado pelo regulamento da Conmebol (gol fora de casa não vale na final) e pelo argentino safado que apitou a partida, além da maldita altitude.

    3) Época atual (2014 pra frente): onde os dirigentes do clube estão mais dispostos a briguinhas por cargos políticos do que o bem do clube.

    Não ganhamos atualmente por culpa da atual diretoria 

    Estamos com nossa honra ferida desde 2008, quando perdemos a única final que chegamos! Ainda mais para um timinho que usa a altitude como maior força. Digo e repito: a LDU será igual ao Uruguai de 1950 (nunca mais chegará a final e comemorá isso daqui a 70 anos).

    Nenhum dirigente do Fluminense de lá pra cá procurou maneiras de criar um time para buscar o troféu perdido. NENHUM! Enquanto o Fluminense não tomar vergonha na cara e encarar como OBSESSÃO (como foi em 2008) continuaremos sendo zombados por torcedores que ganharam este troféu.

    A Libertadores da América não tem a mesma força da Liga dos Campeões. Um time não é grande ou pequeno porque tem ou não tem ela no seu currículo. Mas é a melhor forma de internacionalizar a marca, pois dá direito (até o momento que escrevo isto) para o Mundial de Clubes FIFA. Parem com a porcaria de briguinhas por cargos políticos e montem um time decente para conquistar a América!

    Aproveite e saiba também TUDO sobre o Fluminense seguindo nossas redes sociais.

    Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCjW26i7X_UDWD8uou-SdImw

    Acesse TODOS OS DIAS www.flunomeno.com, coloque o endereço nos seus favoritos e visite nosso blog de hora em hora para ficar informado com notícias do Fluminense e tudo sobre nosso querido Fluzão.