quinta-feira, 28 de março de 2019

Durante um Fla x Flu que nasceu a FLA GAY

Por FLUnômeno —

  • 22:29

    Foto: Reprodução
    A Fla Gay foi uma antiga torcida organizada do Flamengo formada por homossexuais nos anos 70. De acordo com informações do site "Brasil de Fato", a primeira torcida formada por homossexuais foi a torcida gremista Coligay. A Coligay foi formada em 1977, enquanto a Flagay foi criada em 1979. A iniciativa da criação desta torcida não partiu diretamente da torcida do Flamengo, mas sim de um carnavalesco botafoguense chamado Clóvis Bornay.

    As vésperas de um Fla x Flu, Clóvis chegou a conclamar homossexuais torcedores do Flamengo a irem juntos ao Maracanã, sob a bandeira da própria Fla Gay. Neste Fla x Flu marcou o nascimento da nova torcida organizada do Flamengo. Como o Fluminense detonou o Flamengo por 3 x 0, o então presidente do Flamengo na época chegou a creditar a derrota em uma suposta "praga" da Flagay (foto da capa acima). Inicialmente, a Flagay começou com uma marchinha de carnaval (confira abaixo) para depois se tornar uma torcida organizada, mas que não durou muito tempo, apesar de algumas tentativas de reorganização.



    Por muito tempo, a Flagay ficou no esquecimento, até ser reorganizada pelo ativista LGBT Raimundo Pereira. Durante o fim dos anos 90 e início do Século XXI, o programa do jornalista Kajuru também chegou a fazer uma matéria sobre a nova torcida do Flamengo (veja abaixo), onde contava com mais de 40 mil membros cadastrados na época.



    Hoje em dia não há informações sobre a torcida Fla Gay atual. Talvez pelo preconceito dos próprios torcedores ou de rivais, ela nem deve existir mais. Muito provavelmente acabou encerrada.

    E vocês, o que acham disso?! Deixe sua opinião nos comentários abaixo.


    Aproveite e saiba também TUDO sobre o Fluminense seguindo nossas redes sociais.

    Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCjW26i7X_UDWD8uou-SdImw

    Acesse TODOS OS DIAS www.flunomeno.com, coloque o endereço nos seus favoritos e visite nosso blog de hora em hora para ficar informado com notícias do Fluminense e tudo sobre nosso querido Fluzão.