quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Um time não pode ser grande apenas porque ganhou a Libertadores...

Por FLUnômeno —

  • 14:36

    Por estas coisas que o torneio não atrai olhares do mundo inteiro. Foto: Divulgação.
    Ah... A Libertadores da América... Sem dúvida alguma, ela traz muita tristeza ao torcedor tricolor, principalmente a campanha do time que por pouco, não levou o título inédito em 2008. 

    Mesmo assim, um dia ainda ganharemos esta Taça. No Brasil, São Paulo, Grêmio e Santos dividem a hegemonia da competição, com três conquistas cada. Mas a pergunta que não quer calar: Ganhar a Libertadores aumenta a grandeza de algum time?! Para torcedores que já conquistaram, sim. E mais: eles querem a todo custo menosprezar torcedores de outros times que ainda não venceram, como se de fato, a Libertadores é parâmetro para determinar a grandeza de um time no mundo. Mas vamos a um ponto interessante: COMO O MUNDO ENXERGA A LIBERTADORES?!

    Apesar da força aqui nas Américas, a Libertadores é muito pouco valorizada pelos Europeus, onde está realmente centralizado os olhos do mundo no futebol, e pelo resto do mundo. Assim sendo, aos olhos do mundo inteiro eles não se IMPORTAM NEM UM POUCO com quem ganha este torneio.

    Exatamente isso! Enquanto alguns torcedores menosprezam nas Américas quem ainda não ganhou, isso é totalmente irrelevante ao redor do mundo. Por lá, ninguém dá a mínima atenção ao torneio! Eles conhecem os times brasileiros pelos feitos, pela história e pelos grandes jogadores! E vale lembrar que a própria Libertadores também era um torneio SEM CREDIBILIDADE nas Américas até metade dos anos 90, e tudo começou graças ao ex jogador Telê Santana, revelado no Fluminense.

    A tentativa da Conmebol então de chamar a atenção do mundo inteiro para suas competições seria mudar as regras, de forma a igualar as competições europeias. Por enquanto, o mundo tá pouco se lixando para a maior competição das Américas. Só para vocês entenderem, em uma reportagem do Goal (link) há alguns relatos interessantes que mostram que os Europeus POUCAM SE IMPORTAM com a maior competição das Américas. Confira apenas um deles.

    "Na opinião de Fabian Biastoch, está mais do que na hora da mídia esportiva mundial dar o devido reconhecimento à competição. O alemão, que se diz fã do futebol brasileiro, ficou encantado com o ambiente que encontrou na final de 2010, entre Inter e Chivas, e acredita na disseminação do espírito da Copa para o resto do planeta."
    Link da fonte: http://www.goal.com/br/news/619/especiais/2012/04/28/3065550/libertadores-a-visão-do-mundo-para-o-torneio

    Os olhos do mundo estão voltados para Brasil e Argentina na América do Sul. Ganhar necessariamente a Libertadores não aumenta o prestígio algum de um time de futebol. Em outras palavras, ganhar a Libertadores ou não não pode ser indicador de mostrar a grandeza de uma equipe. Vejamos alguns exemplos.

    Quem são os maiores clubes da América Latina?! Como vocês sabem, os clubes mais respeitados são (nesta ordem) Boca Jr, River Plate. Sabia que o Estudiantes já ganhou QUATRO Libertadores?! E mesmo assim, não tem o mesmo respeito que o Boca Jr/River Plate.

    Além disso, clubes como Flamengo, Atlético MG, LDU, Corinthians, Argentinos Jr, Vasco, Racing, San Lorenzo, etc NÃO MUDARAM ABSOLUTAMENTE NADA depois do título inédito. Não mudaram em nada aos olhos de seus países (em competitividade) ou no mundo inteiro. O Corinthians talvez mudou no Brasil, mas depois de 2013 voltou a ser como era antes internacionalmente. Assim sendo, apesar da Libertadores dar a oportunidade de disputa do Mundial da FIFA atualmente, ela não qualifica ninguém historicamente como time grande ou pequeno.

    Vejamos os casos de Flamengo e Atlético MG por exemplo. Ganharam a Libertadores, mas o que mudaram historicamente depois disso?! O Flamengo é o time que mais vez vergonha nas primeiras fases da Libertadores, e o Atlético MG continua sem ganhar um Brasileirão.

    Como título inédito, um dia o Fluminense buscará. Mas a história de um time é determinada por títulos e por grandes partidas, feitos e jogadores. Ganhar a Libertadores é um grande feito na América, mas é desprezada no mundo inteiro. Assim sendo, não há razão para qualificar um time por ter ganhado ou não a Libertadores como melhor que o outro.

    Vale lembrar que até o São Caetano por pouco não ganhou a competição. E mesmo que o Fluminense ganhe um dia (ele está nos "devendo"), ele não aumentará ou diminuirá sua grandeza. A grandeza do Fluminense vem desde que ele foi criado e por todas grandes colaborações com o futebol brasileiro e mundial. Neste quesito, nenhum time do Brasil se compara a grandeza do nosso clube.

    Claro que é OBRIGAÇÃO do Fluminense conquistar o torneio, já que outros grandes do Brasil ganharam. Neste caso, é questão de honra. Além disso, ele é o maior torneio da América.

    E vocês, o que acham disso?! Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

    Aproveite e saiba também TUDO sobre o Fluminense seguindo nossas redes sociais.

    Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCjW26i7X_UDWD8uou-SdImw

    Acesse TODOS OS DIAS www.flunomeno.com, coloque o endereço nos seus favoritos e visite nosso blog de hora em hora para ficar informado com notícias do Fluminense e tudo sobre nosso querido Fluzão.