terça-feira, 23 de janeiro de 2018

A História do Escudo do Fluminense

Por FLUnômeno —

  • 13:25



    Todo time de futebol, ou qualquer outro em âmbito esportivo, possui seu próprio escudo. O Escudo representa a principal identidade do clube. Não sei se vocês sabem, mas o Fluminense não começou com o escudo e uniformes que tem atualmente. Quando o clube acabou sendo fundado, em 1902, o uniforme era banco-cinza, com bordado das letras F.F.C em vermelho. 

    Logo depois, em 1904, que o uniforme acabou sendo trocado. Muitos dizem que era muito difícil na época confeccionar os atuais uniformes branco-cinza. Foi então em uma viagem para Londres que Oscar Cox (fundador do Fluminense) e seu amigo Mário Rocha encontraram uma camisa de três cores, que depois acabou sendo aprovada pelos sócios, substituindo o uniforme original. 

    Foto de um uniforme do Fluminense até 1904.


    Como vocês sabem, o uniforme de um time é baseado nas cores do seu escudo. Como o Fluminense acabou trocando de uniforme em 1904, a partir dali seria necessário criar um OUTRO escudo, que se encaixasse no novo uniforme de três cores como usamos hoje. 

    Primeiro escudo, em 1904.
     
    Não tivemos a informação de quem realmente foi o autor do (lindo) escudo do clube, mas sabemos que ele seguiu o padrão suíço dos séculos XVIII e XIX, com estilo das letras no estilo gótico, tipo Old English. E porque seguiu este padrão?! Muito provavelmente poderia ter sido feito por alguém da Suíça, ou por inspiração de Oscar Cox. O fundador do Fluminense tinha estudado na Suíça antes de criar o clube, em 1902. Talvez por influência de ter morado lá, ele decidiu que o clube tivesse no escudo esse estilo.

    Documento de 1905 com o novo escudo do Fluminense.
    O escudo atual do Fluminense (veja abaixo como era) começou em 1905, onde também foi a estreia do novo uniforme de três cores. Com o passar dos anos, o escudo acabou passando por algumas mudanças, de forma a se modernizar, perdendo um pouco do projeto original.

    Vale lembrar também que em 2010, foi lançada na época uma camisa especial voltando as origens do tricolor, com o primeiro escudo e uniforme do Fluminense.

    Camisa especial voltando ao primeiro uniforme (2010). Foto: Site oficial do Fluminense FC - Divulgação.

    Espero que tenham gostado dessa matéria. Visitem o nosso blog, nos sigam nas redes sociais (Youtube, Facebook, Instagram e Twitter) e acompanhe diariamente nosso site, pois além de notícias e todo acervo histórico e estatístico, também trazemos notícias diárias sobre o Fluzão.

    Aproveite e saiba também TUDO sobre o Fluminense seguindo nossas redes sociais.

    Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCjW26i7X_UDWD8uou-SdImw

    SE INSCREVA NO NOSSO GRUPO NO FACEBOOK - Clique Aqui.

    Compre nosso minicurso (R$10) "Como Criar um Site de Futebol e Ganhar Dinheiro Com Ele "- https://go.hotmart.com/F7665082B

    Acesse TODOS OS DIAS www.flunomeno.com, coloque o endereço nos seus favoritos e visite nosso blog de hora em hora para ficar informado com notícias do Fluminense e tudo sobre nosso querido Fluzão.