quarta-feira, 3 de maio de 2017

Viradas impossíveis do Fluminense no Campeonato Carioca

Por FLUnômeno —

  • 12:26

    Gol lendário de Assis, no último minuto da final de 1983. Foto: Blog Jornalheiros (Divulgação).
    Torcer pro Fluminense é isso! Eu poderia falar sobre as grandes viradas do Fluminense sobre diversas competições, mas como a final contra o Flamengo é no próximo Domingo, que tal relembrarmos um pouco das grandes viradas do Fluminense APENAS no Campeonato Estadual?!

    Acho que poderia citar mais feitos, mas separei apenas seis para que vocês tenham ainda mais confiança para a final do próximo fim de semana. O Fluminense sempre tem a mania de surpreender em finais!

    1983. Gol sobre o Flamengo no último minuto

    Meu pai sempre me falava desse jogo, e do gol lendário de Assis no último minuto. Depois que tive acesso a internet, pude rever esse lance majestoso. A final de 1983 também tinha a vantagem do empate para o Flamengo garantir o título. O rival jogou muito bem, e segundo minhas pesquisas, o Fluminense não tinha dado sequer um único chute a gol. O jogo se aproximava do seu fim, e a torcida rubro-negra já enchia seus pulmões gritando o tradicional coro de "É CAMPEÃO!".

    Aos 46 minutos do 2° tempo, Assis recebe passe de Delei e consegue mandar para o fundo das redes, calando o coro rubro-negro. Foi mortal. O Fluminense acabou ficando com o campeonato carioca naquela temporada.


    1985. Virada sobre o Bangu, e o título carioca

    Fluminense e Bangu acabaram fazendo o jogo final do Triangular em 1985. Assim como o Flamengo em 2017, o Bangu tinha a vantagem do empate para se sagrar campeão carioca. O Bangu tinha um time fortíssimo, sendo vice brasileiro para o Coritiba no ano anterior.

    O Fluminense acabou o primeiro tempo jogando mal (como na partida contra o Flamengo na final de 2017) e perdendo o jogo por 1 x 0. No segundo tempo, o Fluminense ligou o motor, e conseguiu a virada espetacular para 2 x 1. Com isso, acabou sendo tri campeão carioca naquele ano.

    1995. Gol de Barriga sobre o Flamengo

    Ano do centenário do clube de Regatas Flamengo. O Fluminense não conquistava o Estadual há 9 anos. De um lado, um super time que tinha entre suas peças principais o atacante Romário, melhor jogador do mundo na atualidade. O Fluminense abre 2 x 0, cede o empate. Assim como em 2017 e 1983, a vantagem do empate era do Flamengo. O Tricolor tinha dois jogadores a menos dentro de campo.

    Mas no final da partida, Renato Gaúcho faz o lendário Gol de Barriga, que deu o título ao Fluminense, para delírio da torcida tricolor, e agonia da torcida rubro-negra. Para eles, perder a final do centenário para o Fluminense é (talvez) pior do que a nossa perda da Libertadores em 2008. Nós, pelo menos, podemos ganhar a Libertadores um dia. Já eles, NUNCA mais poderão ganhar um título no ano centenário, isto porque nós não deixamos.

    2005. Fluminense 3 x 1 Volta Redonda

    Abel Braga também era treinador deste time, e era sua primeira passagem como técnico do Fluminense. Assim como em 2017, o Fluminense havia perdido seu primeiro jogo na final, pelo placar de 4 x 3. Deveria vencer por dois gols de diferença para faturar o caneco sem a necessidade de pênaltis. O Volta Redonda era a sensação do momento, e contava com Túlio Maravilha como astro principal da equipe.

    Assim como em 1985, o Fluminense acaba levando o gol primeiro, tendo que buscar a virada. O empate veio com Tuta, ainda no fim do primeiro tempo. No segundo, o Fluminense pressionou como pode, e conseguiu a virada com Marcão. Ao que tudo indicava, a partida poderia ser decidida nos pênaltis, mas Leandro Guerreiro chuta da intermediária, e Antônio Carlos, de costas, faz o gol do título.

    2015. Fluminense 2 x 1 Madureira
    Clique aqui para saber mais sobre este jogo

    O Fluminense tinha poucas chances de se classificar para as semifinais do Campeonato Carioca neste ano, e graças a goleada do Botafogo, bastava vencer o Madureira que o time conseguiria. O problema é que o time do Madureira era uma das sensações do campeonato nesta época. Muito se falou antes dessa partida, porque tentaram menosprezar o Fluminense a todo momento.

    O Fluminense abre o placar, mas cede o gol no final da partida. Porém, com o Fluminense jogo é decidido no fim: após cruzamento, a bola acaba entrando, e o Fluminense calou a boca de todo mundo. Acabou classificado para as semifinais, tirando a vaga que era do próprio Madureira.

    2017. Fluminense 3 x 2 Botafogo
    Clique aqui para saber mais sobre este jogo

    Por fim, como não se esquecer do jogo entre Fluminense x Botafogo neste ano?! O Fluminense havia perdido para o rival alvinegro por 2 x 0, e com jogaço de Richarlison, conseguiu a virada no segundo tempo, para 3 x 2.

    Concluindo: Pessoal, vamos acreditar nesse título. O que aconteceu no primeiro jogo serve de aprendizado. Temos total condições de ganhar do Flamengo por dois gols de diferença, e faturar este caneco! O objetivo dessa postagem é reforçar ainda mais a confiança da torcida tricolor.