segunda-feira, 24 de abril de 2017

As últimas cinco decisões de Campeonato Carioca que o Flu participou

Por FLUnômeno —

  • 12:14

    Título Carioca do Flu em 2012 Foto: Nelson Perez - Fluminense FC (Divulgação)
    Como vocês sabem, o Fluminense voltou a jogar uma final de Campeonato Carioca, o que não vinha desde 2012. O adversário é o Flamengo, que bateu o Botafogo e encarará o Fluminense buscando "vingar o título de 1995".

    Segundo a História, o Fluminense tem mais vantagem em finais contra o Flamengo, também ganhou a maioria das últimas decisões de carioca do rival. Decidi desta vez mostrar para vocês como foram as ÚLTIMAS CINCO DECISÕES de Campeonato Carioca que o Fluminense participou, e o resultado é positivo.

    Das últimas cinco decisões, só perdemos uma (para o Vasco, em 2003). As restantes (contra Flamengo, Americano, Volta Redonda e Botafogo) ganhamos todas. Abaixo, segue um pequeno resumo dessas últimas cinco decisões de Estadual que o Fluminense participou. Confiram aí.

    FINAL DO CAMPEONATO CARIOCA 1995


    Havia 9 anos que o Tricolor não era campeão carioca, e o Fluminense tinha como adversário o Flamengo no ano do seu centenário. Eles tinham Romário, eleito melhor jogador do mundo no ano anterior, sendo o nome da seleção brasileira na conquista do Tetra Campeonato nos EUA, em 1994.

    Por possuir melhor campanha, bastava um empate no jogo épico, realizado no dia 25 de Junho de 1995, que o Flamengo era campeão no ano do seu centenário. O Flu chega abrir 2 x 0, mas acaba cedendo o empate, que daria o título ao Flamengo. No final da partida, Renato Gaúcho acabou marcando o lendário Gol de Barriga, e o Fluminense foi campeão em cima do Flamengo, no ano do seu centenário.

    FINAL DO CAMPEONATO CARIOCA 2002


    Este foi um campeonato confuso, e agora quem estava comemorando o Centenário era o Fluminense. Após três turnos, as semifinais foram decididas entre Fluminense, Americano, Friburguense e Bangu. Após eliminar o Bangu, o Fluminense tinha pela frente o Americano, em final realizada no dia 27 de Junho de 2002. O jogo acabou com vitória do Fluminense por 3 x 1, com gols marcados por Roni, Flávio e Magno Alves. Esse foi o primeiro título do Fluminense após a conquista da Terceira Divisão, em 1999.

    FINAL DO CAMPEONATO CARIOCA DE 2003

    No ano seguinte, novamente o Fluminense chegaria a final de um Campeonato Carioca. A final foi contra o Vasco da Gama, e o Fluminense acabou perdendo as duas partidas da final pelo mesmo placar (2 x 1). Esta foi a última vez que o Fluminense acabou sendo vice do Campeonato Carioca até o momento.

    FINAL DO CAMPEONATO CARIOCA 2005


    Dois anos depois, o Fluminense voltaria a uma final de Campeonato Carioca. No primeiro turno, nem conseguiu a classificação. Foi durante a Taça Rio que o Fluminense cresceu! Acabou eliminando seu algoz no ano anterior (Vasco) nos pênaltis, após empate em 1 x 1. Na final da Taça Rio, goleada sobre o freguês em finais Flamengo, por 4 x 1. Aquele jogo, inclusive, era a despedida de um dos jogadores da equipe deles, Zinho, que pelo menos marcou o "gol de honra" no final, após o Fluminense estar vencendo por 4 x 0.

    Na final tínhamos o Volta Redonda pela frente, que tinha Túlio Maravilha como homem-gol e astro do time. No primeiro jogo, acabamos perdendo por 4 x 3. No segundo, o Fluminense veio para reverter esse placar. Acabou levando gol antes dos dez minutos da partida. A situação ficou crítica. E o Volta Redonda contava com uma marra danada, aliada aos rivais na torcida. O Fluminense precisava virar a partida, e vencer por dois gols de diferença para não levar a decisão para os pênaltis! No fim do primeiro tempo, Tuta conseguiu o empate. Fortes emoções viriam no segundo tempo.

    Aos 22 minutos, Marcão vira a partida: de cabeça, ele aproveita o cruzamento e manda para dentro das redes. O Fluminense só precisava então de um gol para ser campeão carioca. Mas o Fluminense, aos 47 minutos, marca com Antônio Carlos, que deu o título ao Fluminense! Mais que título foi esse?! No último minuto o Fluminense impediu a decisão por pênaltis, e se consagrou campeão mais uma vez!

    OBS: assim como em 2017, o Fluminense em 2005 era treinado por Abel Braga.


    FINAL DO CAMPEONATO CARIOCA 2012


    O Fluminense teve acesso a final do Estadual após vencer Botafogo (nos pênaltis) e Vasco (final da Taça Guanabara). Com isso, o time aproveitou para fazer alguns testes na Taça Rio, sequer chegando a se classificar para as semifinais. Segundo o regulamento da competição, bastava ser campeão da Taça Rio que o Fluminense faturava o Estadual.

    Após vencer o Vasco na final da Taça Rio, Botafogo acabou sendo o adversário do Fluminense na final, em dois jogos. No primeiro jogo, realizado no dia 06 de Maio de 2012, o Botafogo chega a abrir o placar. Porém, o timaço do Fluminense buscou a virada, e conseguiu além disso: golear o rival botafoguense, garantindo o título já no primeiro jogo. Fred empata a partida com uma bicicleta.

    A virada veio com Rafael Sóbis, após receber passe magistral de Deco. Sóbis ainda marcaria o terceiro, driblando o goleiro Jeferson e marcando sem ângulo pro gol. A goleada foi sacramentada com gol do (ainda garoto) Marcos Júnior, recém promovido aos profissionais por Abel Braga, após vice na Copa São Paulo de Futebol Júnior daquela temporada. O Fluminense venceu por 4 x 1 e tinha uma enorme vantagem no jogo de volta. Uma semana depois, o Fluminense vence o Botafogo por 1 x 0 (gol de Rafael Moura), e com placar agregado de 5 x 1, o Fluminense se torna campeão carioca.

    Assim como em 2005 e 2012 (as duas últimas decisões), o Fluminense de 2017 também era dirigido pelo treinador Abel Braga. Esperamos que o clube fature novamente esse caneco, e nos dê esse título!