quarta-feira, 22 de março de 2017

Divisão de cotas a favor do Flamengo pode trazer o fim da Primeira Liga

Por FLUnômeno —

  • 12:21



    Diferente do ano passado, onde o Flu acabou campeão, a Primeira Liga não parece ter tanta força assim. Provavelmente a competição não continuará em 2018, justamente pela MÁ DIVISÃO dos pagamentos dos direitos de transmissão de TV aos clubes. A Globo, por enquanto a detentora dos direitos de transmissão no Brasil (e isso deverá mudar daqui a uns anos) insiste em dar grande parte do montante para Flamengo e Corinthians, e isso é muito injusto aos outros clubes. Como o Corinthians não faz parte da Primeira Liga, o Flamengo fica soberano para receber as maiores parcelas dos direitos de transmissão.

    Mario Celso Petragia, presidente do Conselho Deliberativo do Atlético PR, fez duras críticas quanto a esse assunto a TV Globo. Confira o que ele disse abaixo:

    "A TV é fundamental. O PPV ainda o direito no Brasil é dos dois clubes, do mandante do visitante. Na Europa é só do mandante. Cada jogo do Flamengo lá, conosco, eles ganham R$ 3,2 milhões por jogo, e nós, R$ 150 mil. Quando é na nossa casa, a mesma coisa. Na mesma competição, concorrendo com a gente, é uma injustiça. Os países que cresceram no futebol equalizaram isso. Na Inglaterra quem mais ganhou, ganhou 92 milhões de Libras. O último, que caiu, ganhou 60 milhões. É muito próximo. Hoje não há como concorrer. Tentamos na Primeira Liga, mas não foi possível, trombamos com a Globo e com as Federações"
    "A Primeira Liga mudou os estaduais. A Globo reforçou e priorizou Rio, Minas e Rio Grande do Sul. ‘E não sobrou dinheiro pra vocês, se quiserem essa migalha aí, levem’. A Globo, os cariocas, os gaúchos e os mineiros usaram a Primeira Liga para melhorar seus estaduais. Na hora do primeiro bom dinheiro que conseguimos, na hora de decidir, quiseram dizer que o Flamengo valia duas vezes o que nos valíamos. Dentro de uma visão moderna de divisão nós nos retiramos. Felizmente o Coritiba foi parceiro e a Liga virou pó, ninguém fala mais, estão jogando com o terceiro time. Já se fala no ano que vem ter um torneio de verão. Então, acabou" 

    Bem... parece que a Globo quer uma "espanholização" do futebol brasileiro, dando enfoque em Corinthians e Flamengo. O correto seria sim equalizar um pouco as cotas, pois assim teríamos um campeonato, além de mais disputado, um espetáculo a parte. Provavelmente a Primeira Liga deverá chegar ao fim. 

    Fonte: Uol Foto: Portal Mídia Esporte (Divulgação)